Reformas em casa: como saber quanto devo gastar?

Publicado em 19/05/2021

O brasileiro não retirou da lista de prioridades aquela reforma dentro de casa. Tanto que, segundo pesquisa da Fintech, no primeiro semestre de 2020, foram solicitados R$ 4,3 bilhões em crédito para reformas domésticas.

Mas, como saber quanto se deve gastar para reformar o apartamento? Assim como você controla seus gastos em uma planilha, a reforma também deve ser anotada. Confira, abaixo, alguns tópicos que você precisa levar em consideração:

 

Custos fixos e variados:

Os custos fixos abrangem aquilo que é indispensável para sua obra: demolição de paredes, instalações elétricas, hidráulicas, remoção do entulho, pintura, iluminação e outros. Ou seja, é o “grosso” da sua obra.

Para calcular seus custos fixos você precisa saber o que vai gastar com a mão de obra e com a aquisição dos materiais necessários, como cimento, areia, revestimento, etc.

Os custos variáveis dependem somente daquilo que mais influencia na obra: você. O seu gosto pessoal é o que vai ditar se o seu gasto vai ser alto ou não. Mas lembre-se: é importante escolher seus produtos baseados também na qualidade e na durabilidade do item!

 

O que diz a média:

Geralmente, o custo de uma obra fica em torno de 15% do valor do imóvel.

 

Problemas:

Quando lidamos com pessoas, problemas e imprevistos acontecem. Na hora de contratar os profissionais que vão atuar na sua reforma, tome orientações e recomendações.

 

Ter o nosso lar do jeitinho que a gente quer é incrível! E estar perto de tudo para ter ainda mais comodidade é sinônimo de conforto e segurança. O Muy Bueno está esperando por você. Aqui nós queremos que você #VivaeConviva! Acesse: https://www.dinamicaeng.com.br/empreendimentos/muy-bueno