Série Conquistando Sonhos - Como saber quais são meus gastos necessários e desnecessários? | Episódio 3

Publicado em 19/05/2021

Ter uma vida financeira saudável é sinônimo de realizar boas escolhas com seu dinheiro e isso inclui deixar de realizar gastos desnecessários no dia-a-dia. Mas como saber se esses gastos são, de fato, desnecessários ou não?

O primeiro passo é ter em mãos todas as despesas listadas de pelo menos um mês e precisa ser um período com gastos mais rotineiros, porque terão meses com alguns custos fora do padrão, como por exemplo: gasto com troca de pneu do carro.

O segundo passo é definir seu orçamento determinando qual limite de gasto que pode ter por categoria de despesa. Além disso, é importante também estabelecer uma meta de poupança de acordo com seus objetivos de curto, médio e longo prazo, tal como: poupar 15% dos ganhos. “Após esses diagnósticos, fica mais fácil entender onde estão ocorrendo os excessos para identificar os gastos desnecessários. A partir disso, é o momento de estabelecer estratégias para melhorar as suas escolhas financeiras, tais como: reduzir os pedidos via delivery e preparar a comida em casa, optar por um plano de TV a cabo reduzindo o número de canais, evitar comprar em supermercados sofisticados, tomar cuidado com as promoções e comprar itens que não está precisando, entre outras estratégias”, orienta a especialista em planejamento financeiro pessoal Natália Julles.

Outro ponto importante é que muitas pessoas associam os gastos desnecessários a gastos “supérfluos”, por exemplo: lazer, estética, mas isso nem sempre é verdade.

O desnecessário refere-se a viver um estilo de vida acima do que você pode. “Uma dica valiosíssima é não ter gastos fixos, gastos essenciais do seu dia-a-dia, tais como: aluguel, combustível, educação, alimentação, que ultrapassem 45% do valor dos seus ganhos, porque apesar desses custos serem necessários no dia-a-dia, a possibilidade de você estar vivendo um padrão de vida acima do permitido é muito grande, por exemplo: viver em um bairro localizado em uma região mais nobre ao invés de optar por um bairro um pouco mais afastado e com um aluguel mais barato; seu filho estudar no colégio mais caro da sua cidade, sendo que têm outras escolas (não com a mesma fama) que oferecem também uma boa educação por um preço menor”, pontua a especialista.

Quanto maior são seus gastos fixos, maior será a rigidez no seu orçamento, impedindo que você tenha gastos que te proporcione uma boa qualidade de vida, como viagens. Os gastos desnecessários te afastam de realizar seus desejos. Um exemplo disso é: você tem a opção de guardar um dinheiro para aquela sonhada viagem ou aproveitar aquela promoção no shopping referente a algo que você queria muito. E agora? O que você faz? Se você tem suas prioridades bem estabelecidas, no dia-a-dia fica mais fácil realizar as suas escolhas. “Priorize aquilo que é importante para você fazendo boas escolhas de como gastar seu dinheiro. O ponto não é viver uma vida regrada, mas viver uma vida com qualidade”, lembra Natália.

E quando o assunto é qualidade, viver bem é imprescindível. Estar na melhor região de Goiânia, próximo de tudo, são as vantagens do Ello vaca Brava. Acesse nosso site, confira o tour virtual 360º e sinta todas as sensações de morar bem!