Série Conquistando Sonhos - Como uma planilha pode me ajudar a organizar as finanças? | Episódio 2

Publicado em 19/05/2021

Para ter uma boa organização financeira é primordial contar com a ajuda de ferramentas que possibilitem o acompanhamento daquilo que se ganha e daquilo que se gasta. “A escolha da melhor ferramenta será aquela que melhor adeque ao seu dia-a-dia e que faça uso frequente dela. Não adianta escolher a opção mais tecnológica com vários gráficos se você não utilizar”, recomenda a especialista em planejamento financeiro pessoal Natália Julles.

As ferramentas disponíveis são várias e você pode escolher: papel e caneta, aplicativos de celular, Excel, Google Drive. Não existe certo e errado. O errado é não fazer!

Existem alguns modelos de planilhas disponibilizadas gratuitamente na internet. Uma outra opção é a planilha disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) - https://idec.org.br/ferramenta/planilha-de-orcamento-domestico.

 

Você também pode elaborar uma planilha de acordo com suas necessidades e seu estilo de vida. As informações que não podem faltar nessa planilha são:

- Detalhamento dos ganhos;

- Detalhamento dos gastos com a categorização deles, como por exemplo: alimentação, moradia, educação, lazer, entre outros;

- Detalhamento dos investimentos;

- Resumo com o saldo do mês para entender o total dos ganhos, dos gastos e dos investimentos.

 

Essas informações devem ser lançadas mensalmente. Mas além disso, o mais importante é acompanhar o seu desempenho. “Estabeleça metas de gastos e de investimentos e compare se a sua projeção está de acordo com a realidade. Se não estiver alinhado, revise os gastos eliminando aqueles que não são essenciais e procure possibilidades de aumentar os ganhos”, orienta Natália.

 

Ter suas finanças alinhadas e bem descritas é sinônimo de tranquilidade. E, por falar nisso, viver bem, com tranquilidade e na melhor região de Goiânia é ter um milhão de motivos para celebrar! O Celebrate Vaca Brava está esperando por você. Clique aqui, faça o tour virtual 360º e conheça seu novo lar!