Série Conquistando Sonhos - Por que me organizar financeiramente? | Episódio 1

Publicado em 06/04/2021

Em um relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o Brasil ocupou a 17ª posição de um total de 20 países que foram analisados com os maiores índices de analfabetismo financeiro. Ocupar essa posição significa entender o quão é baixo nosso conhecimento sobre finanças.

 

Certamente, já deve ter acontecido algum imprevisto na sua vida e você precisou da ajuda financeira de alguém ou de empréstimo, cheque especial, ou até mesmo o cartão de crédito. Também deve ter acontecido de você gastar todo seu dinheiro e não fazer ideia de como gastou. Ou ainda de não ter dinheiro à vista e ter se endividado em longas parcelas para comprar algo que queria muito. “Assim como a saúde, as finanças também constituem uma área da vida que precisa ser cuidada para que qualquer pessoa possa ter uma vida financeira saudável, sendo capaz de realizar seus objetivos e honrar seus compromissos”, diz a especialista em planejamento financeiro pessoal Natália Julles.

Se organizar financeiramente é justamente para isso: para não passar apertado, utilizar um limite que renderá juros que levarão uma bola de neve, ou até mesmo se endividar com uma credora.

 

A organização financeira começa em entender como estão os ganhos, os gastos e a categoria de cada gasto. A partir disso, é possível organizar o seu orçamento estabelecendo limites de gastos de acordo com as suas prioridades e melhorar os hábitos que podem comprometer no alcance dessas metas. “Com essa conscientização, você assume as rédeas do seu dinheiro se planejando para alcançar seus objetivos, assim como, tendo uma reserva para momentos de emergência que podem acontecer a qualquer momento”, reforça a especialista.

Em resumo, a eficiente gestão financeira envolve:

- Gerir seu ganho entendendo o quanto você precisa e pode gastar para cumprir seus compromissos financeiros, assim como seus investimentos;

- Entender seus hábitos de consumo eliminando aqueles que sejam prejudiciais;

- Planejar um fundo de emergência para imprevistos;

· Estabelecer um padrão de vida condizente com sua realidade financeira e metas pessoais;

Dessa forma, essa organização permite que você se aproxime da realização dos seus sonhos sem ficar com o saldo negativo na conta!

 

E se o seu sonho é morar na melhor região do Setor Bueno, o #ElloVacaBrava é a sua realização. Venha descobrir o lugar onde convivência é o elo entre a arquitetura e o paisagismo.

Clique aqui e acesse nosso tour 360º virtual e confira!