Socioambiental

O que é

Afinal, que bicho é esse?

Promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) causando menor impacto ao meio ambiente e as comunidades. Isso é Sustentabilidade, e é assim que a Dinâmica Engenharia trabalha. Reaproveitamento da água, utilização de hidrômetros individuais, além da reciclagem do lixo produzido nos canteiros de obras, dentre outras ações econômicas e sustentáveis. Investimentos constantes em inovação tecnológica, padronização e melhoria contínua de seus processos produtivos, treinamento e qualificação de seus colaboradores fazem da Dinâmica Engenharia uma empresa preparada para todos os desafios do novo milênio. Prova desse compromisso com a saúde do planeta são o PBQPH (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat) - nível máximo e o Entulho Zero. A esses importantes programas ambientais soma-se a certificação pelo sistema de qualidade ISO 9001, um reconhecimento à seriedade e ao profissionalismo de quem atua no mercado da construção há mais de 30 anos.

Entulho Zero

Ações pelo meio ambiente

O programa ENTULHO ZERO da Dinâmica Engenharia busca reduzir a presença de resíduos que agridem o meio ambiente. O propósito é de alcançar uma construção 100% sustentável, ou seja, que todo o material descartado seja reaproveitado. São utilizados contêineres separados para recolher a sobra do material que, mais tarde, é utilizado na construção de calçadas e em pavimentação.

 

Segundo a engenheira Patrícia Garrote, coordenadora do Programa, o Entulho Zero busca a conscientização ambiental dos colaboradores,

propiciando um ambiente de motivação e senso de coletividade das equipes de trabalho. Os recursos obtidos com a venda do material coletado são revertidos para os próprios colaboradores.

"Fomos pioneiros na gestão de resíduos dentro de nossos canteiros de obras", assegura Eugênio Neto, diretor técnico da Dinâmica. Ele informa que todo o corpo técnico da Empresa é treinado para executar um serviço de qualidade, evitando desperdício de materiais.

Educação

Inclusão digital

Dinâmica pioneira em promover inclusão digital no canteiro de obras.
Através de um programa criado no segundo semestre de 2008, a Dinâmica Engenharia está oferecendo a seus trabalhadores, no canteiro de obras, em parceria com o Senai, a oportunidade de acesso a novas tecnologias de comunicação. Desde então, 27 trabalhadores fizeram o curso de iniciação à informática, que inclui o conhecimento de programas básicos e acesso à internet.

O Objetivo da Empresa é melhor a formação dos trabalhadores, sabendo que, com a qualificação, eles também poderão interagir melhor dentro da equipe. Este programa é desenvolvido para atender todas as profissões: Serventes, Pedreiros, Carpinteiros, etc.

Os colaboradores da Empresa que tiverem interresse podem se inscrever gratuitamente. O foco principal são os operários da construção civil. Eles contam com uma sala climatizada e professor credenciado pelo Senai.

 Dinâmica investe em educação para o trabalhador

Além das aulas, os trabalhadores são estimulados à leitura. Nos canteiros de obras da Empresa existem bibliotecas com revistas e livros que podem ser lidos no intervalo de trabalho, em salas de repouso com ar-condicionado, ou na casa do trabalhador, facilitando o acesso ao conhecimento.

 

 

 

Parceria com SESI erradica analfabetismo na empresa

As atividades, em parceria com o Sesi, começaram com aulas de alfabetização. Com isso, o analfabetismo foi erradicado na Empresa. Depois, o projeto foi ampliado com Ensino Fundamental e cursos de aperfeiçoamento profissional. Os cursos técnicos já oferecidos ou programados são: leitura de plantas, formação de pedreiros, carpinteiros, eletricistas, mestres de obras e encanadores.

Trailer Odontológico

Dinâmica investe em sáude para o trabalhador

Numa parceria com o Sesi e o Seconci, a Dinâmica oferece atendimento odontológico gratuito aos trabalhadores e seus familiares há mais de 15 anos. O atendimento, que tem caráter preventivo, é realizado nos canteiros de obras durante o horário de trabalho através de um trailer especializado. Todos os trabalhadores podem manter sua saúde bucal em perfeito estado.

Lazer

O lazer também é fundamental para o desenvolvimento humano

Pensando nisso firmamos também convênio com o SESC para a utilização do seu clube social, além de salão de jogos nas obras, campeonatos esportivos, sala de descanso com ar-condicionados, colchonetes e tv.

Família Mais Dinâmica

Responsabilidade com a família

O Programa Família Mais Dinâmica surgiu no ano de 2010 com o intúito de proporcionar às esposas de colaboradores capacidade de aprendizagem através de cursos que possam ser facilmente adaptados à ações que promovam lucro financeiro, gerando assim renda extra, como por exemplo: confecção de ovos de páscoa e bom-bons, decoupagem, maquiagem, tortas doces e salgadas, etc. São cursos mensais com programação anual escolhidos através de pesquisas feitas com os próprios participantes.

No início o programa estendia-se apenas a esposas de colaboradores; com o crescimento pela procura, atualmente é possível que filhos (as) e vizinhos (as) amigos dos colaboradores e seus familiares também desfrutem do aprendizado. Além de aquisição de renda extra, o programa proporciona também que os familiares conheçam o ambiente de trabalho do colaborador, possibilitando assim a elevação da auto-estima, a interação entre os mesmos e a melhoria do convívio familiar.

Projeto Horta

Educação ambiental através da conscientização

O Projeto Horta tem como base as iniciativas de Responsabilidade Social e Educação Ambiental desenvolvidas pela Dinâmica Engenharia, as quais visam à melhoria da qualidade de vida dos seus trabalhadores, por meio do processo de conscientização e educação ambiental. A Dinâmica pretende criar espaços verdes, promovendo o contato com a natureza e hábitos saudáveis, sem esquecer a redução de resíduos e a integração dos funcionários. 

Com esta prática podemos utilizar materiais que iriam para o lixo, na confecção das baias e outros materiais necessários para o cultivo, promove-se também a integralização dos funcionários participando com cooperatividade no plantio.

Estacionamento nas obras

Acessibilidade para colaboradores e comunidade

É cada dia maior o número de veículos concentrados nas cidades, com necessidade de circular em áreas de atratividade comuns. Considerando a restrição de capacidade imposta pelas condições operacionais das vias da região, a fluidez e a segurança do trânsito muitas vezes podem ficar comprometidas.

A Dinamica Engenharia, sempre buscando inovar no quesito Responsabilidade Social, criou o Estacionamento nas obras, possível através da inversão da ordem construtiva de seus prédios, deixando os primeiros pavimentos (subsolo, térreo, mezanino) praticamente prontos com maior antecedência, possibilitando assim maior limpeza e organização da obra, com isso, tornando o espaço acessível para que colaboradores e comunidade do entorno possam utilizar o estacionamento da obra ainda em construção.

Empregabilidade

Parceria entre MPT-GO e empresas possibilita nova oportunidade para população vulnerável

Projeto de empregabilidade já foi abraçado por 26 empresas goianas e reinseriu 150 trabalhadores no mercado de trabalho.  Integrantes de grupos de minorias, como moradores de rua, vítimas de agressão doméstica, ex-presidiários e transexuais são o público alvo da iniciativa. Entre as empresas parceiras está a Dinâmica Engenharia

 

Ressocializar, por meio de oportunidades de emprego, pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social essa é a proposta do projetos de empregabilidade do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), que já desenvolveu sete edições desde novembro de 2018 e reinseriu 150 pessoas no mercado de trabalho. Integrantes de grupos de minorias como moradores de rua, vítimas de agressão doméstica, ex-presidiários e transexuais são o público alvo da iniciativa, que envolve a parceria com várias empresas goianas, 

“Iniciamos este projeto não com o viés de caridade, mas de também proporcionar ganhos para os parceiros, já que a aceitação de diferentes grupos de pessoas garante uma diversidade de pensamentos dentro das empresas, proporcionando mais inovação e rentabilidade”, destaca o procurador-chefe da entidade no estado, Tiago Ranieri. O projeto oferece formação humana, qualificação profissional e o encaminhamento, de forma acompanhada, para o mercado de trabalho desses grupos de pessoas em vulnerabilidade, frequentemente vítimas de preconceito, discriminação e invisibilidade social. A iniciativa também conta com a parceria da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região - Goiás (TRT-GO) e da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO).

Atualmente, 26 empresas participam do projeto, entre elas a Dinâmica Engenharia, que na semana passada recebeu o procurador-chefe da entidade em sua sede, no Setor Sul, em Goiânia. Participante de iniciativas voltadas para a comunidade e a responsabilidade social, a empresa abriu uma vaga em outubro para integrantes do projeto. “A Dinâmica tem participado de vários projetos voltados para a comunidade e, na obra do Celebrate Vaca Brava, acolhemos uma participante do projeto para a vaga de servente de pedreiro, destaca o diretor da construtora, Mário Valois.

Cerca de 210 pessoas passaram pelo projeto e 150 foram contratadas por empresas parceiras dos mais diversos setores, como a construção civil. Como forma de reconhecimento pelo empenho e a responsabilidade social, as empresas envolvidas no projeto são agraciadas com o selo de Empresa Amiga da Diversidade. “O selo é em formato de coração dourado que representa o ouro, um metal incorruptível assim como deve ser a relação entre as empresas, o Ministério Público do Trabalho e os trabalhadores”, destaca Ranieri.

 

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário